Seguidores

20.12.17

O NATAL E OS BRINQUEDOS





Há muito, muito tempo, viveu um homem muito grande e forte mas também muito velhinho. As barbas brancas quase lhe tocavam no peito e o seu cabelo comprido estava em desalinho.
    Um dia, Nicolau - assim se chamava ele -  sentou-se ao pé da janela a meditar. A certa altura, olhou através da vidraça: lá fora nevava. Era Inverno! Os vários pinheiros do seu jardim estavam cobertos de um manto espesso e branco. Porém, umas pegadas na neve despertaram-lhe a atenção. Um pouco mais adiante, estava um mendigo. Esse pobre homem, que era um sem-abrigo, estava mal agasalhado, descalço e sozinho. Noel, que tinha um coração de ouro, abriu a janela e chamou-o:
- Vem cá, homem! Onde é a tua casa?
- Ah! A minha casa?! Eu não tenho casa.
- E a tua família?
- Oh! Esses…nunca os conheci. Vivia com a minha avó, mas ontem ela morreu, não aguentou o frio deste Inverno…
- Meu Deus! Mas, que vida tão triste a tua! E agora?! Com quem vives? Sozinho?
- Sim, agora vivo sozinho.
- Mas…  e ... e não tens frio, mal agasalhado e descalço? Bem que precisas de um par de sapatos, de uma camisola e de um casaco! Vou pedir à minha mulher que te faça uma camisola e vou fazer-te eu próprio um par de sapatos! E sabes que mais? Se quiseres colaborar comigo!
- Oh! Muito obrigado, senhor. Que devo fazer para colaborar consigo?
- Eu vou explicar tudo: a minha mulher andava a dizer-me que eu precisava de um trabalho para me entreter. Eu fiquei um bocado confuso: como poderia eu arranjar um emprego de um dia para o outro? E então, quando te vi,  lembrei-me imediatamente de um bom passatempo para nós os dois! E até fazíamos uma boa ação e tudo! A minha ideia era construirmos uma fábrica de brinquedos onde trabalharíamos todo o ano para obtermos os melhores e mais bonitos presentes para oferecermos aos meninos bem comportados no final do ano. Podíamos também dar um nome à data de entregar as prendas. Hummm, pode ser NATAL, em honra da minha mulher Natália.
   - O senhor, isto é, o Nicolau tem ideias fabulosas! Para mim o senhor é um verdadeiro santo!
   - Oh! Oh! Oh! Não sou nada! Sou apenas o Pai Natal! É um bom nome para quem inventa o NATAL!  No NATAL, todas as prendas devem estar prontas. Treinarei as minhas renas para grandes viagens, prepararei o meu trenó e… já me estou a ver a cruzar os céus!!!!! Só tu poderás estar comigo no trenó, para levares o saco com as prendas!
    - Mas, Pai Natal, quando é que vai ser o NATAL?
    - Oh! Meu Deus! Não tinha pensado nisso! Mas, até pode ser no dia em que nasceu Jesus! Ele ficaria orgulhoso de nós! Portanto o NATAL é no dia 25 de Dezembro! É verdade, como te chamas meu amigo?
    - Chamo-me Cristóvão.
    - Muito bem, Cristóvão, vamos já contar tudo à minha mulher!
    Natália ficou encantada com a ideia do marido e prontificou-se logo a chamar todos os duendes empregados para ajudarem na construção da fábrica. Estes adoraram a ideia de passar a trabalhar numa fábrica e empenharam-se mais que nunca na sua construção. Em menos de cinco dias a fábrica estava pronta!
     Naquele ano todos os duendes tiveram de trabalhar em velocidade máxima, pois o NATAL estava à porta! Todos os dias a fábrica de brinquedos do Pai Natal recebia dezenas de cartas de todos os meninos e meninas do mundo, a encomendarem os seus presentes de NATAL. A todas as cartas o Pai Natal respondia dizendo que se portassem bem.
     E o prometido é devido: os duendes carregaram as prendas até ao trenó e Cristóvão pô-las no grande saco do Pai Natal.
À meia-noite em ponto, o trenó cruzava o céu puxado pelas renas, carregando o saco dos presentes, o Pai Natal, e, claro, Cristóvão!
Ainda hoje, sempre que é a noite de Natal, podemos ver o grande trenó com o Pai Natal e Cristóvão, se olharmos para o céu à meia-noite em ponto …

16 comentários:

Joaquim Rosario disse...

boa dia
um conto muito lindo para ler nas escolas . pois hoje já quase não se ouvem nas nossas escolas !!
JAFR

Isa Sá disse...

Gostei de conhecer mais uma história!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Mais uma bela história.
Um Santo e Feliz Natal. 🎄

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Larissa Santos disse...

Bom dia. Mais um bonito texto. Nem Natalício. Adorei

Bjos
Boa Quarta-Feira.

Janita disse...

Desta estória já não gostei tanto. Acho que vem desvirtuar um pouco o espírito natalício que advém de Natal e este se refere a natalidade, ou seja, o nascimento de Jesus!

Mas estórias são estórias...:)

Um abraço.

Os olhares da Gracinha! disse...

Gostei do conto ... bj


Que a Estrela de Belém brilhe no seu coração
proporcionando momentos de Paz Interior
na quadra festiva que se aproxima!!!

Marta Moura disse...

Gostei.

Tintinaine disse...

Tem que ser mesmo à meia-noite Elvira?
É que não me dá muito jeito a essa hora. Costumo estar a fazer a minha crónica da meia-noite e a pôr em ordem a minha correspondência.
Muito bonito!!!

Graça Sampaio disse...

Lindas histórias arranjas para iluminares o nosso Natal, Elvira!!

Beijinhos e votos de Boas Festas!!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Santo e feliz Natal para si e sua família.
AG

Maristela Guilherme disse...

Passando para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde, paz e prosperidade.
bjs

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Amiga, com os preparativos para reunir a família e amigos neste Natal, o tempo para os bloques ficam mais resumido e como você é tão importante quanto qualquer amigo real, não poderia deixar de vir aqui com meus votos de um feliz Natal!
É Natal e o espírito de confraternização natalino aquece os nossos corações, renova os nossos ânimos e os nossos sonhos. Nesta época fazemos uma retrospectiva do ano que passou e passamos a limpo a nossa vida. Obrigada pelas visitas, comentários, as palavras amigas e a valorização que deu as minhas publicações neste ano que termina.

Lhe desejo um Natal especial, cercado de familiares e amigos, e um início de ano maravilhoso! Que esta energia positiva se mantenha durante todo o ano novo em nossas vidas.

Boas festas E que venha mais um ano de muito trabalho e muitas realizações profissionais e pessoais, muita saúde, prosperidade e paz para todos nós.

FELIZ NATAL
Abraços da amiga Lourdes Duarte.

Kique disse...

Que contos marivilhosos para esta altura do ano
Bjs
Kique
https://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt

Diana Fonseca disse...

Que linda história sobre o Natal. Gostei muito.

Beijinhos, D’A Vida De Diana.

Pedro Coimbra disse...

Sonhos em época muito propícia aos mesmos.
Um abraço, votos de um Santo Natal

Edum@nes disse...

Apressado, lá vem o Pai Natal,
com as suas, invencíveis, renas
para os meninos pobres de Portugal
traga ao menos algumas prendas!

Tenha uma boa tarde amiga Elvira, um abraço,
Eduardo.