Seguidores

17.3.18

A TRAIÇÃO - PARTE XXV





Duas horas mais tarde, Odete vestindo um conjunto de seda azul celeste, composto por calças e top, desceu do quarto de hóspedes, que ocupava desde que voltara na véspera, e encontrou o marido na cozinha, comendo uma sandes de presunto e bebendo cerveja.
- Que queres lanchar? – Perguntou levantando-se
- Nada. Não me apetece comer.
- Não podes estar muitas horas sem comer. Não ajudas em nada a tua mãe se ficares doente. 
- Eu sei. Como alguma coisa lá em casa se sentir fome.
- Então senta-te enquanto acabo de comer. Quero falar contigo antes de sairmos.
Sentou-se e aguardou.
-Estive ao telefone com o meu amigo e já está tudo tratado.
Amanhã às onze horas, vais com a tua mãe ao hospital S. Francisco, e pedes para falar com o Dr. Rui Teixeira. Dizes que vais da minha parte, ele já estará à vossa espera, para assinar os documentos de internamento. A tua mãe será operada, dentro de oito dias, mas terá que fazer vários exames, testes de anestesia, e tudo o que é necessário para acautelar possíveis problemas na cirurgia. Amanhã tenho um dia complicado no hospital, não posso acompanhar-vos, mas posso garantir-te que ela vai estar bem entregue, o Rui é do melhor que temos no país como cirurgião cardiovascular. E eu próprio o assistirei no dia da cirurgia, já combinámos.
Reparou no seu rosto preocupado.
- Não fiques assim. Vai correr tudo bem, verás. Queres um chá?
- Por favor, - respondeu quase sem voz.
Ele ligou a chaleira elétrica, pôs a garrafa de cerveja, vazia, no recetáculo de reciclagem, ligou a máquina do café, introduziu-lhe uma cápsula e tirou um café que encheu a cozinha de um aroma delicioso.
Depois de o beber, abriu o armário, procurou entre os vários pacotes de chá acabando por tirar um pacotinho de camomila que pôs na chávena despejando-lhe em cima a água que acabara de ferver.
- Açúcar, ou mel? Perguntou pondo a chávena na sua frente.
-Bebo simples. Obrigado.
- Come pelo menos duas ou três bolachas, - disse colocando o pote na sua frente. – Tens que te manter o mais serena possível. Sei que é difícil, mas tens de perceber que a tua mãe já está nervosa, e com medo, porque toda a gente teme a sala de operações mesmo que seja uma coisa muito simples, quanto mais quando mexe com o coração. Quanto mais serenos estiverem, tu e o teu pai, mais confiante, ela ficará. Os teus irmãos já sabem o que se passa?
- A minha irmã, ligou-me esta manhã, e com os meus irmãos falei ontem. Só o meu pai não sabe. Tive receio que ficasse desorientado e tivesse algum acidente.
- Está bem. Eu falo com ele quando chegar. Vai lavar a cara, para que a tua mãe não veja que choraste.
-Obrigado. Não sei como te agradecer. Tenho tanto medo que alguma coisa corra mal. Não estou preparada para perder a minha mãe.
- Não penses nisso, vai correr tudo bem, - disse passando-lhe a mão pelo rosto numa suave carícia  que ela não rejeitou

18 comentários:

chica disse...

Pelo menos agora eles conversaram mais tranquilamente...Ansiedade pré cirurgia...Vamos aguardar! beijos,chica

noname disse...

Isto tá a parecer uma luta de gato e rato eheheheh

Promete.

Boa noite Elvira

Cidália Ferreira disse...

Isto neste episódio não correu nada mal. Gostei

Beijinhos

Tintinaine disse...

Um dia com dois episódios?
Melhor não podia ser!
Bom domingo!

lourdes disse...

Bem que eu achei que não houve traição nenhuma.
Uma armadilha da Inês,muito bem montada.
Agora vamos ver o desenvolvimento desta história para ficarmos a conhecer o desfecho que já se adivinha feliz.
Bjs.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Reatando a convivência pacífica com direito até carícias.
Beijos!

Fatyly disse...

Um momento mais relaxante!

Beijos e um bom domingo

_ Gil António _ disse...

Bom dia. Vão acabar por se entender e o amor. como sempre, vencerá as adversidades do caminho.
.
* Mãos de amor que seguram um livro fechado ( Poetizando ) *
.
Votos de um dia feliz

Cantinho da Gaiata disse...

Estamos no bom caminho, tudo está calmo, parece-me que se estão a entender melhor deve ser do momento de fragilidade da Odete.
Abracinho

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Joaquim Rosario disse...

bom dia
parece que os dois teimam em não falar no passado como deve ser . estão os dois a duvidar um do outro , e enquanto não houver aquela conversa que tanto esperamos , vai ser difícil se entenderem .
talvez depois da operação da mãe as coisas mudem .
JAFR

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Estou a gostar minha amiga.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Os olhares da Gracinha! disse...

A pouco e pouco ... vão-se entendendo!!!bj

Portuguesinha disse...

Ao ver a foto deste texto imaginei que era a Ines: toda composta, cabelo louro pintado, perfeito, rosto perfeito, linda - o fruto desta sociedade de hoje e dos parametros que ela dita que é o desejável.

Falando disso, quase sempre sinto um pouco de dó das pessoas que tentam alcançar esses parametros que lhes são dito como ideais e ainda não amadureceram intelectualmente para o que são e o que gostam.

Conheci algumas jovens "posh" que em muitos sentidos podiam ser réplicas umas das outras. Todas se julgavam singulares. Mas em termos comportamentais, em termos até na maneira de falar, de vestir, de agir, pertenciam a um colectivo. (Não só só os pobres analfabetos que podem ser "medidos" por um colectivo). Tal como quase sempre acontece, não faziam ideia que se resumiam por esse todo. Socialmente e culturalmente. Seguiam na vida por um caminho tão comum e previsível que eu simplesmente sabia o que a vida lhes ia reservar amanhã e nos próximos 40 anos. Para algumas pessoas grande parte das suas vidas já está traçado, porque não fogem do que as rodeia. Elas ainda não o percebem. Ainda tem sonhos. Mas o que vão fazer é aceitar as influencias profissionais, comportamentais, culturais e relacionais desse ambiente.

Tudo isto porque imaginei "Ines" eheh.

Usando destas minhas capacidades «psíquicas» (lol) vem aí outro divórcio (para a Ines). E num futuro mais distante, será ela a traída.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um diálogo muito ameno e natural.
Vou ler os outros episódios.
Bjs
Ailime

Meu Velho Baú disse...

Agora sim conversaram muito bem e penso que....ainda há algo de Amor entre eles
Beijo

Rosemildo Sales Furtado disse...

Já há muito que os dois vêm culpando um ao outro pela separação e se machucando com palavras ásperas. Agora pelo menos, tiveram um papo civilizado, prenúncio de um diálogo cordial com disposição das cartas na mesa e um possível entendimento. Gostando, curiosa e aguardando os acontecimentos.

Abraços,

Furtado

redonda disse...

Aqui ele está a agir bem